Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Que tipo de tinta uma máquina de plotter utiliza? | Comando Cartuchos
Que tipo de tinta uma máquina de plotter utiliza?

Que tipo de tinta uma máquina de plotter utiliza?

que-tipo-de-tinta-uma-maquina-de-plotter-utiliza

Que tipo de tinta uma máquina de plotter utiliza?

Impressões de documentos importantes, trabalhos da faculdade, textos a serem lidos, boletos bancários e mais uma infinidade de coisas fazem parte no nosso dia a dia. Sabemos que para imprimi-los basta uma impressora convencional, os tamanhos de folha variam entre A6 (10×15 centímetros) a A3 (dobro de tamanho que uma folha de sulfite). Você já se perguntou, porém, como são feitos aqueles cartazes gigantes divulgando eventos, propagandas entre outros? Como são impressos, que impressora é essa? Qual é a tinta? Calma, que nesse artigo, vamos te contar.

Impressoras plotters

O sistema capaz de fazer essas impressões acima dos tamanhos mencionados são as impressoras plotters. Elas são capazes de imprimir em tamanhos A2, A1, e A0 ou até mesmo maior, no caso das gigantografias. Essa impressão é feita de maneira digital, usando-se de tinta líquida, que reproduz a arte gráfica no papel ou na lona plástica.

Uma vez que as artes a serem impressas são feitas em tamanhos maiores do que os convencionais, a resolução dessas artes é muito importante, obviamente que esse não é o único requisito para trabalhos de qualidade com as impressoras plotters. Outra questão para se obter um resultado de qualidade é a tinta a ser utilizada.

Há um tipo de tinta específica?

Como você deve saber, as máquinas menores utilizam tintas comum, como as impressoras a jato. Uma vez que essas impressões maiores têm como finalidade a exposição, as tintas comuns não são indicadas para o uso profissional, devido à sua baixa resistência a ficar muito tempo em exposição. Há, portanto, a necessidade de utilizar outro tipo de tinta que podem sem: normal e tintas sublimáticas. Vale ressaltar que à medida que aumenta o calibre da máquina e a sua velocidade, passa-se a ter a opção de troca do tipo de tinta.

Tintas Normais

O uso principal para as tintas normais é o papel, aplicações como CAD e impressão de posters em papel. Justamente por isso, impressões com tinta normal costuma reagir mal em exposição à água e ao sol, sendo assim, recomendada apenas para uso no interior.

No entanto, há, obviamente, uma tinta que permite a exposição que resiste às condições meteorológicas por anos e anos: é a tinta de solvente. Ela é a mais resistente que a normal e recomendada para o uso de confecção de materiais que ficarão ao tempo. Pode ser utilizada para impressão em qualquer material tais como vinil, lona, plásticos tecidos e outros.

Tintas sublimáticas

Existe ainda as tintas voltadas para impressão em tecidos e materiais diferenciados, é a tinta sublimática. Se você precisa desse tipo de impressão deve se lembrar que ela exige troca do sistema de entintamento, mas você poderá fazer impressões em camisas, bolsas, sacolas, roupas e tecidos em geral.

Por último, devemos diferenciar as tintas corantes das tintas pigmentadas. A questão aqui é as vantagens e desvantagens de cada tinta e a finalidade da impressão.

As tintas corantes fazem parte de um grupo de tintas de secagem rápida, as cores podem sair muito vivas e, graças à sua estrutura molecular, as tonalidades são muito bem absorvidas no papel. No entanto, ela perde essas cores com facilidade, pois as partículas utilizadas são solúveis em água, reagindo facilmente com o ambiente ao seu redor.

Já as tintas pigmentadas, suas cores são fornecidas por pequenas partículas sólidas de polímero ou pigmentos orgânicos, dependendo do caso. Esse tipo de tinta tem maior penetração e secagem lenta, contudo, as impressões com as tintas pigmentadas apresentam alta durabilidade e estabilidade, já que as partículas da tinta não reagem facilmente com o meio ambiente. Suas cores, entretanto, não são das mais vividas.

E agora, já sabe mais a respeito das tintas utilizadas pelas impressoras plotters? Se gostou desse texto, acesse o nosso site e responda ao nosso questionário. http://comandocartuchos.com.br

Whatsapp