Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Saiba como é feita a reciclagem dos cartuchos de impressora | Comando
Saiba como é feita a reciclagem dos cartuchos de impressora

Saiba como é feita a reciclagem dos cartuchos de impressora

Reciclagem de Cartuchos

Reciclar é preciso. É uma prática sustentável, que promove economia, e em certos casos, é até uma oportunidade de ganhar dinheiro. Descartar os cartuchos de tinta de maneira errada, além de ser um desperdício pode ter impacto negativo no meio ambiente.

Vamos ver a importância dos processos de reciclagem e como eles podem ser feitos.

A importância da reciclagem

O uso de cartuchos recicláveis é extremamente importante não apenas pelos benefícios econômicos, já que normalmente é muito mais barato, mas também pela responsabilidade social e pela sustentabilidade.

Cartuchos descartados de maneira imprópria geram dejetos que podem ter consequências ruins para o meio ambiente. Além disso, os recursos gastos para a criação de novos cartuchos significam um uso de energia e material ineficiente e desnecessário, pois seria muito mais barato fazer a reciclagem dos produtos já utilizados.

A reutilização de cartuchos de tinta

Uma forma de diminuir os impactos é a reutilização dos cartuchos. Essa prática é interessante, pode poupar dinheiro e é relativamente simples de fazer. Um kit de refil pode ser comprado em alguma loja do ramo, e o processo pode ser feito em casa. Mas esse não é o último passo, nem a solução final. Cartuchos têm uma vida útil máxima e após dois ou três processos de recarga devem ser descartados de maneira inteligente.

Como reciclar os cartuchos

Então, é necessário iniciar o processo de descarte definitivo. Atualmente e felizmente, graças à importância cada vez maior de preservar o meio ambiente as empresas maiores estão cada vez mais atentas às necessidades e aos benefícios da reciclagem. Por isso, a Dell, a HP e a Samsung, por exemplo, possuem serviços de coleta de resíduos para a reutilização.

Existem, porém, outras opções melhores, que são mais eficientes e podem até render algum dinheiro. A Comando Cartuchos tem um serviço de coleta e, a partir de um valor mínimo, negocia a compra de objetos vazios, para enviar e agilizar o processo de reciclagem e a logística reversa.

A vantagem desse tipo de prática é contatar com uma empresa especializada, que faz a coleta de maneira muito mais rápida e eficiente. Para a manufaturadora, a coleta terceirizada significa uma diminuição dos custos e a possibilidade de focar os esforços em outras competências. É um negócio que beneficia a todos.

O processo de reciclagem

Após a coleta, é feito o processo de reciclagem em si. Ele se inicia com a separação da parte metálica do cartucho que fica em contato com a impressora. Ela contém metais que são recicláveis e muitas vezes usados por outras indústrias.

Dentro do cartucho, existe uma pequena esponja que fica em contato com a tinta e também é usada por outras indústrias. Por exemplo, ela é usada como combustível para a caldeira da indústria de cimento. Por fim, o plástico tem inúmeras utilidades, inclusive a fabricação de novos cartuchos.

A reciclagem inteligente é uma forma de proteger o ambiente, diminuir gastos gerais e, quem sabe, até ganhar certo dinheiro. Para fazer isso de maneira correta e proteger tanto o ambiente quanto o seu bolso, acesse nosso site e preencha o formulário de acordo com a sua necessidade.

Whatsapp