Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Onde reciclar peças e equipamentos eletrônicos e informática? | Comando
Onde reciclar peças e equipamentos eletrônicos e informática?

Onde reciclar peças e equipamentos eletrônicos e informática?

Reciclar Equipamentos de Informática

A preocupação com o lixo gerado pela humanidade é cada vez mais recorrente. Afinal, milhares e milhares de toneladas de lixo são produzidas diariamente, e muitas vezes, não chegam a ser descartadas de forma correta, o que é muito prejudicial ao meio ambiente, principalmente quando falamos sobre o descarte de lixo eletrônico.

Todos nós trocamos de celular, computador, tablete, notebook, entre outros aparatos eletrônicos, mas o que você faz com o aparelho antigo? Deixa guardado em um canto da casa? Joga no lixo normal?

Você já parou para pensar que existe uma forma específica para o descarte desses objetos? Não? Então confira a seguir como reciclar peças e equipamentos eletrônicos e de informática.

Você deve estar se perguntando “afinal, qual o problema em descartar meus objetos eletrônicos antigos junto com todo o lixo da casa?” E nós responderemos essa pergunta.

Pois bem, os equipamentos eletrônicos estão repletos de inúmeras substâncias extremamente tóxicas, são elas: chumbo, lítio, cádmio, mercúrio, níquel, entre outras. Essas substâncias, além de serem cancerígenas, quando consumidas em grande quantidade por seres humanos ou animais, podem até mesmo serem letais.

Além do perigo do descarte de forma errada dos equipamentos eletrônicos, é preciso frisar também outro ponto, o da sustentabilidade, e também o da extração de um recurso que pode acabar.

Você já parou para pensar que um dia poderemos não mais comprar celulares e computadores novos, simplesmente porque não existe mais matéria-prima para fazer esses aparelhos?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do descarte correto de equipamentos eletrônicos, vamos às melhores e mais corretas de fazê-lo.

1 – Devolva ao fabricante do equipamento

Atualmente, grandes empresas já possuem um sistema que realiza a coleta do e-lixo (como é chamado o lixo eletrônico) nas casas dos consumidores. Uma forma rápida e fácil que, apesar de ser mais comum em países mais desenvolvidos, já está dando as caras também em terras brasileiras.

2 – Doe

Somos um dos povos mais consumistas de todo o mundo, e não é à toa. Muitas vezes acabamos adquirindo outro equipamento eletrônico antes mesmo do nosso antigo estragar. Então, o que fazer com ele? Se você acha que ele ainda está em condições de uso, que tal doá-lo para alguém que necessite? Você pode doar seu computador antigo para uma instituição de caridade, por exemplo.

Assim, quem receber o seu equipamento eletrônico antigo, irá formatá-lo, ajustá-lo, e continuará utilizando-o até que a sua vida útil realmente chegue ao fim, o que garante um melhor proveito daquele dispositivo, e também contribui com a sustentabilidade.

3 – Recicle ou descarte

Caso o equipamento do qual você deseja se desfazer realmente não tenha mais nenhuma condição de ser utilizado por outra pessoa, você pode recorrer a empresas especializadas em fazer a coleta e a reciclagem de lixos eletrônicos. Dessa forma, você terá a certeza de que realizou o descarte do seu e-lixo da melhor maneira possível.

4 – Descarte em maior escala

Se você possui uma empresa que produz e-lixo em grande quantidade, é interessante optar por um sistema profissional que possa realizar a coleta e reciclagem desse tipo.

Whatsapp