Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
O pré-conceito com a profissão Reciclador de Cartucho | Comando
O pré-conceito com a profissão Reciclador de Cartucho

O pré-conceito com a profissão Reciclador de Cartucho

reciclador-de-cartucho

Todas as profissões possuem uma importância dentro da sociedade. É claro que algumas delas ficam mais evidentes aos olhos da população: o médico, por exemplo, cuida da saúde das pessoas, enquanto o professor tem papel fundamental na educação.

Existem também as profissões que não recebem tanta atenção da sociedade, mas que são fundamentais tanto quanto a de um médico, por exemplo. Imagine uma cidade sem lixeiros e a coleta de lixo; em apenas uma semana, os restos se acumulariam de maneira assustadora, o que aumentaria a proliferação de pragas e consequentemente de doenças.

A mesma coisa acontece com o reciclador de cartucho. À primeira vista, parece um ofício simples e que não possui tanto valor social, mas esse preconceito impede que se veja como ele é importante para todos. Entenda por que isso acontece e qual seu papel na sociedade.

A definição do preconceito

O preconceito é um juízo de valor criado em relação a uma pessoa, um grupo ou uma prática na sociedade sem razão objetiva e que se manifesta por meio de atitudes ruins, como intolerância e discriminação. Como a própria palavra define, cria-se um conceito antes mesmo de se conhecer o objeto em questão.

Esse pré-julgamento é geralmente criado a partir de crenças, fatos falsos e incorretos ou superstições que, por vezes, acabam por sustentar o ódio e a repulsa. Isso é algo nocivo para a sociedade como um todo, já que gera ódio, desentendimento, intrigas e atitudes que colocam tal grupo à beira da sociedade.

A profissão reciclador de cartucho

O recondicionador ou reciclador de cartucho é aquele profissional que trabalha na manutenção, recarga e remanufatura de cartuchos de impressora de diversos tipos, a fim de prolongar sua utilização e garantir o melhor funcionamento desses dispositivos durante a operação das máquinas.

Pouca gente sabe, mas a remanufatura ou reciclagem de cartucho é uma profissão regulamentada, que conta com uma representação (ABRECI – Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras) e também com apoio do Sebrae, que oferece uma cartilha completa para quem deseja ter uma empresa nesse ramo.

Os motivos do preconceito

O preconceito com a profissão reciclador de cartucho ainda persistem. Isso acontece porque pouco se conhece sobre esse ofício, que não somente proporciona economia e praticidade para pessoas e empresas, mas também ajuda a preservar o meio ambiente. Imagine quantos cartuchos seriam descartados na natureza se não houvesse esse trabalho.

Outro motivo para o preconceito é a uma questão que afeta muitas profissões. Por conta dos profissionais ruins (que são bem poucos, em comparação aos trabalhadores sérios e dedicados), muitos cartuchos reciclados e remanufaturados acabam não funcionando e prejudicam o funcionamento das impressoras.

Infelizmente, as más notícias se espalham com muito mais facilidade do que as boas. Logo, um serviço mal feito tende a chegar mais rapidamente nos ouvidos e nas redes sociais, o que prejudica a reputação de uma classe inteira.

Existe também um interesse comercial em relação ao tema. Não podemos esquecer que, ao reciclar um cartucho, você acaba por não comprar um suprimento de uma grande empresa. Isso afeta os interesses comerciais dessas companhias, que tendem a incentivar o consumo de cartuchos próprios.

Respeito e cuidado

Na maioria dos casos, problemas com cartuchos reciclados acontecem por uso incorreto ou instalação inadequada. Por isso, é importante ter cuidado com seu equipamento e, por tabela, prejudicar o trabalho de outras pessoas. É dessa maneira que a sociedade pode progredir e aumentar as oportunidades para todos.

Quer saber mais sobre o reciclador de cartucho? Em nosso site você confere mais informações sobre a profissão e tem acesso a outros conteúdos sobre o tema.

Whatsapp