Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Impressora laser ou jato de tinta, qual escolher? | Comando Cartuchos
Impressora laser ou jato de tinta, qual escolher?

Impressora laser ou jato de tinta, qual escolher?

toners

No momento de escolher uma impressora para comprar, há uma dúvida bastante frequente: investir em um equipamento a laser ou jato de tinta?

As duas impressoras possuem suas próprias tecnologias, com seus pontos fortes e fracos. As abordagens são diferentes e cada uma delas é apropriada para atender necessidades específicas da impressão.

Para auxiliar nessa escolha, esse artigo vai destacar as diferenças e especificidades de cada uma dessas impressoras para que você realize uma compra satisfatória.

Como funciona uma impressora a laser?
As impressoras a laser funcionam por meio de um cartucho de toner preenchido com pó fino e um fusor aquecido que tem a função de aplicar esse pó ao papel. A impressão com o método a laser não precisa de tinta líquida, pois utiliza um laser que gera carga eletrostática no papel e atrai o pó de tinta para a área antecipadamente demarcada.

Como vantagem, esse processo possibilita a impressão de mais páginas do que com os cartuchos de tinta, porém costuma ser mais caro que nas impressoras jato de tinta.

Como é o funcionamento da impressora jato de tinta?
Esse tipo de equipamento mantém a tinta armazenada nos cartuchos, que transferem as cores ao papel. São armazenadas somente as cores principais, as quais são misturadas para produzir as demais.

O jato de tinta imprime em diversos tipos de papel, mas o contato com a água faz com que a tinta escorra e borre as folhas. O custo dessa impressora é mais baixo, ideal para pouca utilização, geralmente em residências.

Quais as vantagens e desvantagens?

Cada tipo de impressora tem suas vantagens e desvantagens, de acordo com as necessidades de utilização. É comum existirem dúvidas sobre o investimento em determinada tecnologia e também as opiniões são diferentes. Muitas pessoas consideram que o modo de impressão a laser oferece mais vantagens para o resultado final, mas também há defensores do jato de tinta, pela sua economia e simplicidade.

No momento da compra de uma impressora, é preciso avaliar alguns pontos chaves como a durabilidade, o custo-benefício, a velocidade das impressões, o custo dos acessórios e a nitidez.

Com relação à velocidade de impressão, os modelos a laser são mais rápidos e isso é uma grande vantagem para pessoas que têm muitas demandas de documentos. As impressoras a laser têm também a vantagem de proporcionar melhor resolução e nitidez, porém não há muita qualidade na intensidade das cores.

O processo realizado por jato de tinta produz impressões com cores mais fortes e vibrantes. Esse tipo de impressora tem um custo mais barato se comparado com a laser, considerando também os acessórios e cartuchos de tinta. São capazes de imprimir em qualquer tipo de papel, porém não é indicada para negócios com grande volume de impressão.

E então, qual escolher?

Por meio das características apresentadas, levando em consideração cada impressora, fica mais fácil escolher entre uma a laser ou jato de tinta. Para cada uma delas há diferentes opções nas lojas, com preços bem variados.

A melhor escolha deve considerar o melhor custo-benefício e necessidade do usuário, devendo estar atento para a economia, qualidade e rendimento.

Gostou do post? Para saber mais sobre equipamentos e técnicas de impressão, assine nossa newsletter.

Whatsapp