Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Como identificar as falhas de impressão com toner | Comando Cartuchos
Como identificar as falhas de impressão com toner

Como identificar as falhas de impressão com toner

Irritated Businesswoman Looking At Printer Machine At Office

Impressoras são equipamentos muito úteis no dia a dia, principalmente para empresas e escritórios, que dependem de material impresso de maneira rápida e com qualidade para o andamento dos trabalhos. Para garantir esse serviço, a maioria desses lugares opta pelas impressoras de toner.

No entanto, assim como qualquer aparelho, elas podem apresentar problemas de funcionamento, mas que podem ser rapidamente apontados e resolvidos com um olhar mais atento e um pouco de conhecimento do sistema. Para ajudar na identificação das falhas, é importante saber como as impressoras a laser funcionam.

Quando se fala em impressora de toner, estamos nos referindo ao tipo de tinta usado no processo. É uma espécie em pó bastante fino composto por polímeros e carbono. No momento da fabricação, essa composição recebe uma carga positiva, que tem papel fundamental na hora da impressão.

Quando o papel passa pelos rolos do aparelho, ele recebe uma espécie de “pré-impressão” a laser, que possui carga negativa. Quando a tinta é finalmente despejada, ela é atraída por essa superfície carregada – os opostos se atraem. Para finalizar, o papel e o toner passam por um último cilindro que garante a fixação e a qualidade do processo.

Agora que você já sabe como esse tipo de equipamento funciona, este artigo vai mostrar como identificar falhas de impressão com toner e o que pode ser feito dentro do seu alcance.

Falhas de impressão causadas pelo cilindro

Em uma impressora desse tipo, o cilindro é o dispositivo que recebe o texto ou a imagem gerada pelo laser e faz a projeção com carga positiva no papel. Ele geralmente suporta de três a quatro recargas até o momento em que precisa ser trocado por um novo.

As falhas no cilindro normalmente causam impressão mais clara do que o normal por conta do desgaste natural da camada fotocondutora, manchas aleatórias e que se repetem várias vezes ao longo do papel (como se houvesse um padrão) ou manchas laterais contínuas por causa do desgaste nas extremidades do rolo.

Falhas causadas pelo toner

O toner é armazenado dentro de um cartucho e que deve ser trocado sempre quando a carga está próxima do fim ou completamente vazia. Caso a impressão apresente falhas em um dos lados da folha, resultados mais claros do que o normal ou fundo acinzentado, é um forte indicativo de que o suprimento está com problemas na mola de sustentação (problemas no encaixe ou apenas esquecimento). Nesse caso, basta retirar o cartucho e verificar as condições da mola.

Falhas de impressão com origem na lâmina de limpeza

A lâmina de limpeza é um dispositivo feito de metal e com acabamento em borracha cuja principal função é manter a limpeza da fuligem e do toner no cilindro após o processo de impressão. Quando está com problemas, o papel apresenta listras verticais em meio ao texto ou, em casos extremos, manchas grandes. A sugestão é fazer a manutenção ou mesmo a troca da lâmina.

Falhas com origem na lixeira

A lixeira é um compartimento onde ficam acumulados detritos e restos de toner não utilizados na impressão. Quando está cheia, pode vazar e manchar a folha; no caso de ficar acumulada em apenas um lado, tende a transbordar e provocar grandes manchas pontuais. Para evitar isso é necessário esvaziá-las regularmente.

Sua impressora está apresentando falhas? Preencha o formulário disponível em nossa página que iremos te ajudar!

Whatsapp