Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
O que é e como funciona uma plotter? | Comando Cartuchos
O que é e como funciona uma plotter?

O que é e como funciona uma plotter?

o-que-e-e-como-funciona-uma-plotter

Ao falar de impressoras, logo pensamos nos formatos menores e multifuncionais usados em casa ou no trabalho para imprimir documentos simples. Porém, para profissionais como engenheiros, arquitetos e publicitários, existe uma máquina específica para a impressão de seus projetos e plantas em grandes dimensões e alta qualidade. Descubra agora o que é e como funciona uma impressora Plotter.

O que é uma impressora Plotter?

Impressoras comuns são capazes de reproduzir imagens e textos em tamanhos limitados, quase sempre nos formatos A6, A5, A4 e A3, sendo que o formato seguinte é sempre o dobro do formato anterior.

Em determinadas áreas profissionais, como a arquitetura, publicidade, engenharia e artes gráficas, são necessárias impressões em dimensões superiores, como A2, A1, A0 ou, em casos de gigantografia, formatos ainda maiores, medidos por metro. Para esses casos, usa-se a impressora Plotter, capaz de reproduzir mapas cartográficos, plantas e projetos arquitetônicos, adesivos, faixas e banners.

Trabalhos como esses, precisam estar sempre em alta qualidade. A Plotter garante que, quando impressa, a imagem mantenha sua resolução. Além disso, com ela, é possível imprimir em superfícies variadas como papel comum ou fotográfico, película, autoadesivos, lonas e até tecidos.

Como funciona uma impressora Plotter?

Para imprimir os projetos na dimensão necessária, antes de tudo, é preciso que a impressora Plotter esteja integrada a um computador com programas específicos para o gerenciamento e produção das imagens. Através deles são inseridas coordenadas adequadas para que o computador possa, a partir delas, definir a forma mais eficaz de aplicação.

No passado, as primeiras Plotters eram de canetas que imprimiam em linhas contínuas, de forma lenta. Atualmente, uma impressora Plotter funciona com tecnologia de jatos de tinta localizados na cabeça de impressão, que se movem pelo papel. Essa tecnologia permite que a impressão aconteça de maneira muito mais rápida e eficiente.

Para serem impressas as imagens são convertidas digitalmente para que se tornem compatíveis com a Plotter. A compatibilidade depende do modelo da impressora, algumas aceitam arquivos de diferentes formatos, enquanto outras aceitam apenas imagens.

Plotter de recorte

Existe um modelo especial de Plotter com a capacidade de cortar imagens por meio de instruções pré-programadas. A plotter recorta desenhos e letras e os deixa com o fundo vazado para que possam ser aplicados em vidros, espelhos e carros. Podemos reconhecer essas imagens principalmente em campanhas publicitárias, como placas, letreiros, vitrines de lojas e demais formas de comunicação visual.

Como escolher uma impressora Plotter?

Na hora de comprar uma impressora Plotter, o primeiro passo é reconhecer suas necessidades e escolher aquela que melhor as atenda, pensando sempre no custo benefício. Antes de realizar a compra pesquise sobre os modelos de Plotter e se atente a questões como: materiais de impressão aceitos pela máquina; formatos, qualidade e resolução da impressão; tipos de suprimentos, como tintas e cartuchos usados e se são encontrados com facilidade; vida útil das peças; tecnologia da cabeça de impressão e opções permitidas pelo software de gerenciamento.

Garanta que todas essas opções estejam de acordo com as exigências de seu negócio e invista em uma Plotter que trará os resultados que você espera.

Whatsapp