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Como implementar gerenciamento de impressão na empresa? | Blog
Como implementar o gerenciamento de impressão na minha empresa?

Como implementar o gerenciamento de impressão na minha empresa?

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O gerenciamento de impressão pode, sem dúvida, garantir que a sua empresa não só economize no que diz respeito a essa atividade, mas também, por consequência, eleva o seu poder de investimento, possibilitando que ela possa melhorar os seus processos e, dessa maneira, se destacar no mercado.

Para isso, é preciso saber como implementar essa solução em sua empresa. Ciente disso, montamos este conteúdo com passos importantes sobre como fazer isso. Acompanhe!

Implementando o gerenciamento de impressão em sua empresa

Na visão dos especialistas, é preciso seguir alguns passos importantes. Abaixo, destacamos os principais.

Passo 1: implante um servidor de gestão de impressão

O primeiro passo é buscar informatizar o processo de impressão, ou melhor, estabelecer um servidor central que regule tal procedimento, de maneira a racionalizá-lo. A simples instalação de um software ou hardware pode garantir que consiga controlar o fluxo de impressão.

De acordo com os estudiosos, instalar um servidor de impressão traz as seguintes vantagens para uma empresa:

  • Gestão centralizada: a gestão centralizada possibilita configurar as impressões, bem como permiti-las, observando a política de impressão adotada pela empresa.
  • Auditoria simplificada dos processos de impressão: permite que possa auditar as impressões, observando a sua real necessidade, bem como se estão imprimindo coisas que não tem relação com o ofício da empresa.
  • Filas de impressão.

Passo 2: crie uma política de controle de impressão

O funcionário de uma empresa pode imprimir o que quiser, sejamos sinceros, como um contrato e também documentos pessoais. Por essa razão, é fundamental criar uma política de controle de impressão, que tenha por objetivo não só identificar quem imprimiu, mas onde e por qual razão.

Isso pode, certamente, reduzir impressões que não dialogam com os interesses da marca e, consequentemente, trazer maior economia e menos impacto ambiental — considerando o fato de que pode haver menos desperdício de papel.

Além disso, a política de controle pode estabelecer cotas de impressão, determinando o limite de impressões por setor, levando em conta outras variantes, como as cores do papel.

Passo 3: estimule o espírito de economicidade em relação à impressão

O gerenciamento da impressão vai bem mais além do que a simples adoção de uma infraestrutura de rede compatível com os objetivos do setor ou do controle de impressão exercido por ele. Também tem relação com a questão cultural dentro da empresa.

Por isso, o setor deve se preocupar com a gestão da cultura da economicidade dentro da organização, de maneira que os funcionários percebam que quanto mais gastam papel ou tinta, mais prejudicam o meio ambiente e a si próprio, considerando o fato de que todos nós vivemos em sociedade.

Talvez, estimular uma bonificação semestral para o setor que mais economiza papel ou impressão seja um bom início para a marca que deseja não só a economicidade nesse sentido, mas também promover a sustentabilidade ambiente e cultural.

Então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha ajudado você a implementar o gerenciamento de impressão em sua empresa. Se deseja ficar por dentro de outros textos como este, não deixe de entrar em nosso site e de realizar o seu cadastro!

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