Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Importância do descarte correto de equipamentos de informática | Blog
Importância do descarte correto de equipamentos de informática

Importância do descarte correto de equipamentos de informática

reciclegem

A tecnologia trouxe diversos benefícios para a sociedade, principalmente em relação a comunicação, que se tornou muito mais prática e pode ser realizada em tempo real, independentemente da cidade em que vive.

Porém, acarretou também em problemas para o meio ambiente e a sustentabilidade. A produção em massa de equipamentos de informática ou eletrônicos fez com que, cada vez mais as pessoas trocassem de aparelho, resultando em grandes quantidades de lixos eletrônicos.

Mas qual a importância do descarte correto? Confira nos tópicos abaixo.

Principais causas para o aumento do lixo eletrônico

As novidades em relação aos aparelhos eletrônicos e de informática não param de chegar. Sempre surgem notebooks de última geração, impressoras, e demais equipamentos.

A sociedade não chega a passar seis meses com determinado smartphone, e troca constantemente, mesmo que o seu estado seja perfeito. Desta forma, o lixo vai se acumulando cada vez mais.

Por que o descarte correto é importante?

Quando o descarte não é realizado da forma adequada, provoca diversos prejuízos para o meio ambiente, como a contaminação do solo e do lençol freático, deixando uma água mais poluída para o consumidor final.

Além disso, pode afetar a qualidade de vida da população, que pode começar a sofrer com algumas doenças.

Alguns componentes do computador, por exemplo, devem ser retirados da natureza, com a necessidade da sua remoção para não trazer danos. Por isso, é fundamental ser reciclado.

Vale destacar ainda o tempo em que certos componentes demoram a se decompor, como por exemplo o vidro, que é de 4 mil à 1 milhão de anos. Já o metal pode demorar mais de 100 anos, e o plástico são 450 anos.

O que fazer com o e-lixo?

O termo e-lixo, ou também conhecido como lixo eletrônico, são equipamentos de informática que não devem ser jogados no lixo comum. Entretanto, o descarte dos mesmos não é realizado da forma correta pela população.

Os produtos eletrônicos possuem partes que podem ser recicláveis em seu processo de composição. São compostos por substâncias tóxicas, que fazem mal tanto para o meio em que vivemos, quanto para a própria natureza.

Uma boca dica que você pode adotar para descartar o seu lixo de equipamentos de informática, é vender materiais como impressoras e computadores que não usa mais, assim como toners e cartuchos vazios para empresas especializadas. Traz diversas vantagens, tanto para sua saúde, quanto para o bolso.

Vantagens do descarte correto

O principal benefício, sem dúvidas, é a garantia de um número menor de lixo para o meio ambiente absorver. Além de que medidas como o descarte correto geram emprego e renda para diversas pessoas que trabalham com a reciclagem desses materiais.

Muitas organizações sem fins lucrativos realizam trabalhos na área de lixo eletrônico. Essa medida vem crescendo no Brasil, e algumas já são pioneiras nesse tipo de serviço.

Agora que você sabe da importância do descarte correto, está na hora de começar a ajudar o planeta!

Gostou do artigo? Confira o nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Whatsapp