Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Como saber se o cartucho ou toner da impressora está vazio? | Comando
Como saber se o cartucho ou toner da impressora está vazio?

Como saber se o cartucho ou toner da impressora está vazio?

cartucho-toner-vazio

Mesmo com o avanço da tecnologia, a disponibilidade de se obter e compartilhar arquivos digitais, e o aumento na tendência em se economizar papel, a utilização do impresso ainda é bastante frequente e requisitado por empresas e principalmente por órgãos públicos.

A utilização da impressora

As empresas costumam usar as impressoras para imprimir relatórios, documentos administrativos, memorandos ou informativos para seus funcionários. Já os órgãos públicos possuem uma maior propensão em utilizar papel devido à burocracia que ainda existe, o que acaba por necessitar de uma maior quantidade de documentos.

Além disso, cartórios e tabelionatos são outros locais que costumam adquirir um maior número de cartuchos de toner e cartuchos de tinta, também por causa da grande quantidade de impressões que devem fazer. Mas qual a diferença entre toner e tinta?

Cartucho de toner e cartucho de tinta

Para quem ainda não está habituado com o mundo das impressoras, sempre é válida uma explicação rápida com relação ao seu funcionamento. Existem três tipos de impressoras no mercado atualmente: jato de tinta, laser e offset. Cada uma delas tem uma especificidade diferente.

A que utiliza jato de tinta é indicada para fotos, por possuir uma maior nitidez e suavidade na impressão, além de conseguir realizar o seu trabalho em outros materiais como lona, papel texturizado ou decalque. Já as a laser funcionam muito bem para textos e documentos.

As impressoras offset utilizam bobinas para que uma grande quantidade de papel possa ser impressa em pouco tempo. É bastante utilizada na impressão de jornais e revistas.

Com relação aos cartuchos, o chamado toner é uma tinta em pó que possui as cores primárias, conhecido como CMYK, ou seja, ciano, magenta, amarelo e preto. Os cartuchos de tinta, também preenchidos com tinta CMYK, porém utilizam tinta líquida e costumam durar menos que o toner.

Para se ter uma ideia, um cartucho de tinta líquida tem uma capacidade de impressão de cerca de 150 páginas, já o toner pode imprimir de 1.000 a 4.000 páginas, dependendo do tipo de documento.

Como saber se o cartucho está acabando?

Eis uma pergunta que poderia ser respondida de uma maneira mais fácil, porém não é tão simples assim. O maior problema é a imprecisão das máquinas, que às vezes avisam que o cartucho está acabando, mas continua imprimindo do mesmo jeito.

Muitas máquinas emitem um “falso alarme” e simplesmente param de imprimir, sendo que ainda podem possuir tinta no seu cartucho, o que faz com que o consumidor tenha prejuízo, fazendo uma recarga ou adquirindo um novo cartucho sem necessidade imediata.

Impressoras a laser costumam indicar que o toner pode estar acabando com algum aviso na tela (quando a máquina possui essa tela) ou através da própria impressão, quando o usuário constata manchas ou a falta de cobertura de tinta na folha.

Mas, o que fazer?

O indicado é sempre levar o produto numa assistência técnica para ser verificado se existe a necessidade de uma recarga ou da troca de cartuchos. Mas, se a impressora continuar funcionando mesmo emitindo o alerta de falta de tinta, não é necessário o envio para uma assistência, pois o problema é somente um erro na máquina.

Para maiores informações, acesse o site www.comandocartuchos.com.br e conheça mais sobre o mundo dos cartuchos.

Whatsapp