Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Como desentupir um cartucho de impressora? | Comando Cartuchos
Como desentupir um cartucho de impressora?

Como desentupir um cartucho de impressora?

como-desentupir-cartucho

Cartuchos podem ficar entupidos por diversos motivos, entre eles, o mais comum, é a falta de utilização, que acaba ressecando a tinta e entupindo o bocal que libera o produto para o papel. No entanto, é possível encontrar na internet algumas soluções caseiras que podem solucionar essa falha. Nesse artigo, reunimos algumas das melhores soluções e ainda indicações das principais fabricantes de impressoras do Brasil.

Saiba mais como desentupir um cartucho de impressora

Antes de tomar qualquer atitude, certifique-se de que seu cartucho está entupido e não vazio. Parece óbvio, mas é muito fácil confundir. Atualmente, quase todas as impressoras possuem medidores do nível de tinta no visor do próprio equipamento ou no software de suporte do fabricante, instalado em seu computador.

Se tiver certeza que o cartucho está cheio, realize um teste de impressão para verificar qual a uniformidade do resultado. Se nesse teste saírem manchas, pode significar que seus cartuchos estão entupidos.

Por mais que os cartuchos sejam projetados para ser duráveis não há nada que impeça uma manutenção esporádica. A maior parte das impressoras modernas dispõe de ferramentas como calibração e limpeza dos cartuchos, que podem ser acionadas diretamente no dispositivo ou, como citado anteriormente, no software instalado no seu computador.

Essa função pode variar de acordo com a marca, modelo ou a versão do driver instalado em seu PC, para confirmar essa informação, verifique o manual da impressora ou acesse o suporte do fabricante.

O uso de métodos caseiros para desentupir cartuchos de impressão pode ser muito bem sucedido; alguns usuários conseguem realizar a limpeza utilizando panos sem fiapos, soluções de limpeza ou até mesmo água destilada, no entanto, a má realização desses procedimentos pode causar diversos danos aos cartuchos.

Caso você nunca tenha reparado, o conector do cartucho é muito parecido com um chip, isso significa que é uma peça muito delicada e que pode ser facilmente danificada caso seja manuseada incorretamente. Dessa forma, essa “manutenção” pode causar mais danos do que o esperado.

Outro ponto importante a ser considerado, é a garantia dos cartuchos. Ao realizar a compra dos produtos, verifique qual seu prazo de garantia e quais possíveis problemas são assegurados pelo fabricante. A HP, por exemplo, não aceita produtos, mesmo que no prazo de garantia, que tenham sido adulterados ou utilizados indevidamente.

Agora, se você tentou solucionar o problema utilizando as técnicas informadas pelo fabricante, não obteve sucesso e gostaria de tentar um método caseiro, existem alguns bem simples que podem te ajudar.

GOTEJAMENTO: Coloque o cartucho sobre uma superfície plana, com o bocal virado para cima; com um conta-gotas, pingue algumas gotas da solução de limpeza no bocal do cartucho.

Aguarde alguns minutos e passe um guardanapo sobre o bocal, se a tinta deixar um rastro uniforme no papel, o cartucho foi desentupido, caso o contrário, você pode repetir o procedimento. Importante: não se esqueça de limpar o cartucho, principalmente a área metalizada, antes de recolocá-lo na impressora.

PRÉ-UMECTAÇÃO: Para começar, você irá precisar de uma vasilha, solução de limpeza e guardanapos (ou qualquer outro papel absorvente). Forre a vasilha com o papel, umedeça-o com a solução de limpeza, coloque o cartucho com o bocal para baixo e aguarde.

Esse processo pode levar cerca de 3 horas, após esse período, faça o mesmo processo do item anterior: passe um guardanapo no bocal e verifique se um rastro de tinta uniforme é deixado no papel. Se sim, limpe o cartucho e o recoloque na impressora.

SUBMERSÃO: Coloque cerca de dois dedos de água deionizada, apenas o suficiente para cobrir o conector do cartucho. Aqueça a água no micro-ondas por alguns segundos, deixa-a morna, não há necessidade de fervê-la, pois isso pode danificar o produto. Estando na temperatura correta, coloque o cartucho na água e aguarde a tinta começar a vazar. Retire-o, faça o teste do guardanapo, enxugue-o muito bem e recoloque na impressora.

Agora, se você fez tudo isso e mesmo assim não conseguiu salvar os seus cartuchos, a Comando Cartuchos pode te ajudar a se livrar corretamente desse material, de forma reciclável e, consequentemente, benéfica para o meio-ambiente. Acesse nosso site e veja como funciona o recolhimento desses produtos. E em caso de dúvidas, basta entrar em contato através do formulário no próprio site.

Whatsapp