Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Qual a diferença de cartucho reciclado e compatível? | Comando
Qual a diferença de cartucho reciclado e compatível?

Qual a diferença de cartucho reciclado e compatível?

cartucho-toner-reciclado

Embora alguns usuários confundam e achem que são a mesma coisa, cartuchos reciclados e cartuchos compatíveis têm origens e características distintas. Pensando neste ponto de dúvida, nós da Comando Cartuchos vamos esclarecer agora as diferenças entre esses 2 tipos e, assim, você consumidor doméstico ou empresarial, poderá saber o que melhor atende às suas necessidades.

Cartuchos reciclados

Cartuchos reciclados, também conhecidos como remanufaturados, são do tipo em que há reaproveitamento dos seus recipientes (carcaças). Geralmente, estes foram coletados por cooperativas de reciclagem ou adquiridos em empresas ou pontos de coleta. Em seguida, são analisados e testados para verificar se estão em estado ideal para serem reaproveitados. Caso tenham sido aprovados nos testes, são preparados e recarregados com tinta, na mesma cor e quantidade do cartucho original.

Possuem as seguintes vantagens:

• São ecologicamente corretos, pois promovem a cultura da reciclagem e diminuem a produção de lixo;
• Representam uma grande economia financeira, pois, têm valor mais em conta;
• Possuem a mesma quantidade de tinta de um cartucho original.

Cartuchos compatíveis

Cartuchos compatíveis são do tipo industrializados, ou seja, nunca passaram pelo processo de reciclagem (remanufatura). Porém, não confunda com cartuchos originais. Apesar de ser industrializados, o processo é realizado por outra empresa que não é a fabricante original. Possuem as mesmas características dos cartuchos genuínos e a mesma quantidade de tinta.

As vantagens dos cartuchos compatíveis são:

• São cartuchos novos;
• Possuem valor mais em conta do que os cartuchos genuínos;
• Possuem prazo de garantia maior do que os remanufaturados;
• Quantidade de impressão semelhante ou igual aos cartuchos originais;
• Podem ser reciclados por mais vezes do que os cartuchos remanufaturados, pois, são cartuchos novos e suportam o processo de reaproveitamento.

Quais tipos de cartuchos se aplicam este artigo?

Diante das características e vantagens aqui apresentadas, você deve estar se perguntando: quais tipos de cartuchos podem ser reciclados ou fabricados por outras empresas (compatíveis)? Felizmente, a resposta é PRATICAMENTE TODOS. Desde cartuchos para impressoras jato de tinta até os cartuchos toner que são utilizados em impressoras laser, podem passar pelo processo de reciclagem (remanufatura) ou serem fabricados por empresas conhecidas no ramo de compatíveis. Desta forma, o usuário doméstico e empresarial só tem a ganhar em questão de preço e qualidade.

Há exceções?

Como tudo na vida, sim, há exceções. Mas estas exceções são mais no tocante ao mercado de compatíveis. Isto acontece principalmente quando um modelo novo de cartucho é lançado. Desta forma, leva-se um tempo para que as empresas que fabricam cartuchos compatíveis possam realizar suas pesquisas e desenvolverem métodos de produção do cartucho em questão.

Neste caso, o usuário fica apenas com a opção dos cartuchos originais ou com o processo de reciclagem (remanufatura), até que as fabricantes de compatíveis tenham meios de ofertar estes modelos no mercado.

Cartuchos reciclados ou compatíveis podem danificar minha impressora?

Tanto o processo de reciclagem quanto a fabricação de compatíveis devem ser baseados nos pilares da qualidade, no objetivo de ofertarem produtos cada vez melhores e com menos riscos de vazamentos de tinta ou pó (no caso dos toners). A notícia boa é que as empresas de ambos os segmentos se aperfeiçoaram bastante e, há tempos, é possível utilizar esta categoria de produtos com absoluta tranquilidade e aproveitando todas as vantagens aqui já citadas.

Gostou do artigo? Então acesso o no site e saiba mais sobre recolhimento e reciclagem de materiais de informática: www.comandocartuchos.com.br.

Whatsapp