Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Onde descartar cartuchos de impressora? | Comando Cartuchos
Onde descartar cartuchos de impressora?

Onde descartar cartuchos de impressora?

descartar-rascunho

Os cartuchos de impressora são materiais de alto potencial poluente. Estudos apontam que são descartados cerca de 1 milhão de cartuchos ao dia em todo o mundo. E além do grande volume de lixo que geram, os cartuchos também oferecem outros riscos ao ambiente.

Eles são constituídos por polímeros sintéticos cuja degradação é extremamente lenta. Desta forma, estes milhões de cartuchos semanais podem permanecer no ambiente por centenas de anos cada um. Agravando ainda mais esta situação, estes cartuchos velhos contêm resíduos das tintas, e nestes restos de pigmento podem ser encontrados compostos voláteis e metais pesados.

Por isso, seu descarte deve ser feito de maneira correta. Ao simplesmente jogar seu cartucho vazio no lixo, seu destino final muito provavelmente será um aterro sanitário. Neste contexto, um único cartucho tem o potencial de permanecer no planeta por muitos anos e contaminar o solo e lençóis freáticos, tornando-se um problema para toda a comunidade.

Mas se não é possível jogar o cartucho fora, como descartá-lo corretamente? Continue lendo para descobrir!

Procure o fabricante

Uma das opções para o descarte seguro dos cartuchos é enviá-los de volta ao fabricante. Isto porque a lei brasileira determina que uma empresa é responsável pelos resíduos de seus produtos até a destinação final.

Por isso, diversos fabricantes oferecem no Brasil o serviço de descarte. HP, Brother, Samsung e Xerox são algumas das que facilitam este procedimento para o consumidor. Contudo, cada marca tem um procedimento diferente, e o ideal é conferir o passo a passo no site.

Contate uma empresa de coleta de resíduos eletrônicos

Por todo o país, principalmente nas grandes cidades, é possível contratar os serviços de empresas especializadas na gestão de resíduos eletrônicos. Estas empresas não só fazem a coleta deste tipo de resíduo, como também aplicam a destinação final mais adequada para eles.

Em alguns casos este serviço é pago, principalmente se for necessário coletar os cartuchos na sua sede. Contudo, este serviço fornece um certificado de destinação final que garante a adequação do descarte do material. Deste modo, é uma opção extremamente interessante para empresas que tenham grande volume de descarte, ou que descartem também outros tipos de resíduos eletrônicos.

Procure uma empresa especializada em materiais de informática

Para empresas de menor porte ou consumidores individuais, o ideal é contatar uma empresa especializada em insumos para informática e impressão. Além de fornecer os materiais novos, elas podem fazer a coleta dos produtos usados, como cartuchos, toners e outros componentes.

Contar com este serviço oferece muitas vantagens. Esta empresa vai intermediar o processo de descarte dos cartuchos, tornando sua gestão menos burocrática do que a devolução para o fabricante. Nestes casos, se você possuir cartuchos de fabricantes diferentes, fica muito mais fácil realizar a logística reversa, centralizando toda a coleta com um só fornecedor.

Além disso, dependendo do volume de descarte, o serviço de coleta pode ser gratuito. Assim, este serviço tende a oferecer um custo-benefício melhor do que o das empresas de coleta de resíduos eletrônicos.

Ficou interessado? Preencha o formulário e comece a descartar seus cartuchos conosco!

Whatsapp