Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
Como saber se o cartucho da impressora está queimado? | Comando
Como saber se o cartucho da impressora está queimado?

Como saber se o cartucho da impressora está queimado?

cartucho está queimado

Não é incomum ocorrerem problemas no cartucho, como falhas no reconhecimento, má inserção do cartucho ou até mesmo falha no carregamento de tinta, o que influencia na hora de utilizar a impressora. No entanto, às vezes as falhas na hora de imprimir também podem indicar que o cartucho está queimado.

Para saber como identificar se o cartucho está queimado e diferenciar de demais problemas, confira algumas dicas abaixo!

1. Verifique se o cartucho é compatível

O primeiro passo antes de conferir se o cartucho está queimado é verificar se ele é compatível com a impressora. Deste modo, você pode descartar o problema da incompatibilidade e ainda pode testar o equipamento para confirmar se ele está ou não queimado.

É muito fácil descobrir se o cartucho é compatível com a impressora: basta verificar no manual de instruções da impressora. Caso você não tenha a versão do manual, é possível acessar o site da marca do equipamento e procurar pelo número do modelo.

2. Teste o cartucho na impressora

Se o cartucho for compatível com a impressora, teste-o no equipamento. Para isso, é preciso encaixá-lo no local indicado e verificar se a impressora reconhece. Caso o reconhecimento não seja automático, você deve inspecionar e limpar os contatos elétricos do cartucho com o auxílio de um cotonete.

Após esses procedimentos, se o cartucho ainda não for reconhecido pela impressora, é bastante provável que ele esteja queimado. Contudo, mais um teste pode avaliar definitivamente se o dispositivo teve seu funcionamento afetado.

3. Considere possíveis problemas com a impressora

Nem sempre o problema é com o cartucho. Às vezes a impressora pode apresentar falhas que podem afetar no reconhecimento ou no funcionamento do dispositivo. Portanto, para se certificar do motivo do problema, verifique a impressora.

Para isso, você pode desinstalar a impressora e instalá-la novamente com o auxílio do instalador do software do equipamento. Se, ao realizar esse processo, o cartucho continuar com problemas, considere experimentá-lo em outra impressora, caso tenha disponibilidade, para ter certeza sobre a origem da falha.

4. Use um testador de cartuchos

O testador de cartuchos é um método certeiro para descobrir se o dispositivo está queimado. No entanto, como a maior parte das pessoas não possui o equipamento em casa, deixamos esta alternativa por último, para que você recorra a ela apenas se os demais testes não apontarem uma solução.

Para confirmar se o cartucho está queimado, basta inseri-lo no testador de cartuchos. Se o dispositivo estiver funcionando perfeitamente, todas as luzes do testador se acenderão. Já se o dispositivo estiver com algum problema no seu circuito, alguma luz ficará apagada.

Para usar o testador, no entanto, é preciso encontrar um equipamento compatível com o modelo do cartucho, do contrário, o teste não poderá ser realizado. Você pode comprar um testador na internet ou procurá-lo em alguma loja que faça a venda ou recarregue cartuchos.

Caso o seu cartucho realmente esteja queimado, é hora de encontrar um destino adequado para ele. A Comando Cartuchos recolhe esses dispositivos e pode reutilizar parte deles para torná-los novos equipamentos. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.comandocartuchos.com.br.

Whatsapp