Seg-Sex 8:00-18:00
Sab-Dom - fechado

Rua PH 6, 837 - Solange Park II, Goiânia - GO, 74484-304, Brasil

+55623928-3914Entre em contato conosco
5 dicas de Como Aproveitar Melhor O Cartucho de Tinta | Comando
5 dicas de Como Aproveitar Melhor O Cartucho de Tinta

5 dicas de Como Aproveitar Melhor O Cartucho de Tinta

Cartuchos-de-Impressoras

As impressoras jato de tinta são muito úteis e práticas no dia a dia. Um dos segredos para seu bom funcionamento está na utilização correta dos cartuchos, pois isso aumenta sua produtividade e prolonga a vida útil do aparelho como um todo. Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre esse componente e conhecer 5 dicas de como aproveitar melhor o cartucho de tinta.

Cartuchos e sua vida útil

O cartucho de tinta, como o nome sugere, é um dispositivo que armazena os pigmentos que serão utilizados para a impressão. Ele conta com um sistema de pequenos orifícios que despejam várias gotículas de tinta de acordo com os comandos do sistema.

A maioria dos cartuchos de tinta possui uma vida útil entre 12 e 24 meses, sendo que esses números variam de acordo com cada fabricante e modelo. Ainda que não haja nenhuma especificação detalhada na embalagem, é importante ter essa noção na hora de comprar o suprimento.

Quando o cartucho chega ao fim

Existem dois sinais evidentes de que o cartucho de tinta está próximo de sua capacidade mínima e requer atenção. O primeiro é o enfraquecimento da cor e o aparecimento de listras esmaecidas no papel (aqueles traços brancos no meio da imagem ou do texto).

O segundo sinal que merece atenção acontece quando o começo da impressão (geralmente no topo da página) já apresenta falhas, que ficam mais evidentes ao longo do processo – em alguns casos, não há qualquer traço de tinta no final da página.

Como aproveitar melhor o cartucho

Aproveitar o cartucho significa a garantia da qualidade da impressão por um longo período de tempo com a utilização máxima toda a capacidade do suprimento. Para isso, mostramos 5 dicas práticas e valiosas:

  • Faça sempre o manuseio correto dos cartuchos, tanto na hora de colocá-los quanto para retirá-los da impressora. Jamais toque na cabeça de impressão, pois isso pode causa entupimento, e retire o suprimento da embalagem somente na hora da instalação.
  • Ao perceber falhas na impressão de uma das cores do cartucho colorido, interrompa o trabalho. Isso porque esse dispositivo foi feito para a utilização de todas as cores. Um tom comprometido pode forçar o uso dos outros pigmentos.
  • A cada troca de cartucho, faça os testes de alinhamento e de impressão. O próprio programa de gerenciamento da impressora no computador pode solicitar automaticamente esse procedimento.
  • Dê preferência ao modo rascunho de impressão, que mantém uma qualidade aceitável e não consome tanta tinta. Deixe o modo normal para aqueles trabalhos que realmente precisem de um documento bem impresso.
  • Procure utilizar a impressora com regularidade ou pelo menos uma vez na semana, já que isso impede o ressecamento da tinta. O pigmento comprometido pode provocar sobrecarga e até queima do cartucho.

Na dúvida, procure ajuda especializada

Caso haja algum problema com o cartucho, evite utilizar qualquer método de improviso para tentar consertá-lo. Isso pode piorar ainda mais a situação e causar prejuízos, como a perda total do suprimento. O ideal é procurar assistência técnica especializada.

Acesse agora o nosso site e veja mais soluções para cartuchos de impressão. Você também pode preencher nosso formulário para receber mais dicas e consultoria de nossos colaboradores.

Whatsapp